quinta-feira, 25 de abril de 2024

Conheces uma área mineira abandonada requalificada para aproveitamento turístico?

 

Fonte da imagem: https://roteirodasminas.dgeg.gov.pt/lista-de-pontos/mina-de-sao-domingos-pt-1/

A mina de São Domingos, localizada na Faixa Piritosa Ibérica, no concelho de Mértola, funcionou entre 1864 e 1965 e nela eram explorados cobre e enxofre. 

O conjunto inclui várias estruturas e equipamentos que eram utilizados na produção e processamento de minério, como a grande mina a céu aberto, o complexo industrial, além de uma aldeia onde residiam os operários e os administradores da mina. O minério era transportado por uma linha férrea até ao porto fluvial do Pomarão, no Rio Guadiana, onde era transferido para barcos com destino a outras partes do país ou para o estrangeiro. 

A exploração criou gravíssimos problemas ambientais na região em redor, devido principalmente à contaminação das águas pelas escórias, que foram deixadas no local após o encerramento da mina.

Atualmente existe uma Rota do Minério que percorre as ruas da localidade alentejana, além dos velhos acessos do antigo complexo mineiro, seguindo ao longo da antiga via-férrea até ao Porto do Pomarão. A Casa do Mineiro, possível de visitar, ilustra a vivência das famílias e alberga objetos e memórias dos tempos em que a mina funcionava.

Passados todos estes anos, restou também a praia fluvial da Tapada Grande. Inicialmente construída para abastecimento da povoação e dos trabalhos mineiros, assume agora funcionalidades recreativas.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Reportagem: "Será que Portugal e Espanha podem liderar a transição energética na Europa?"

  Foto por: Marta Ramos Aceder a: Depois da Crise Energética: Respostas Políticas na Península Ibérica