quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Sabias que Portugal é um dos países onde a energia eólica mais pesa no “cabaz” energético?

Sem carvão e sem nuclear, Portugal é um dos países onde o eólico mais pesa no “cabaz” energético (26%), depois de Dinamarca, Irlanda, Alemanha, Países Baixos e Espanha, diz a WindEurope. Tem também, a par de Espanha, o parque de turbinas mais envelhecidas dos 27. Portugal é um dos 11 países da UE que tem energia eólica no mar, com os 25 MW do parque Windfloat Atlantic, em Viana do Castelo.


Por todo o mundo, o potencial da energia eólica é utilizado como recurso verde para a produção de energia elétrica. Com os incentivos dados em anos passados, foi possível um forte investimento neste setor, tornando-o o segundo mais rentável no que diz respeito à produção elétrica com origem em fontes de energia renovável, ficando apenas atrás das centrais hídricas.

Na Europa determinou-se que, até ao ano de 2030, cerca  de 32% de toda a energia consumida deverá ter como origem recursos renováveis. Neste contexto, o nosso país tem metas bastante ambiciosas no que concerne à produção de energia elétrica com recurso a fontes renováveis. 

Efetivamente, Portugal estabeleceu para si próprio, através do PNEC 2030, que o seu contributo global para a incorporação de recursos energéticos renováveis deverá estar na ordem dos 47%, sendo que para a produção de eletricidade, essa incorporação de renováveis estará próxima dos 80%. 

Face ao exposto, é fundamental garantir-se que existirá um reforço do mix energético nacional estabelecido, dando-se particular relevo às energias de origem eólica, fotovoltaica, biomassa, entre outras.

(Fonte: https://www.iep.pt/o_futuro_da_energia_eolica_em_portugal/)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Reportagem: "Será que Portugal e Espanha podem liderar a transição energética na Europa?"

  Foto por: Marta Ramos Aceder a: Depois da Crise Energética: Respostas Políticas na Península Ibérica