quarta-feira, 18 de junho de 2025

Sabias que os bebés nascidos em Portugal de mães aos 40 aumentou?

Notícia de hoje do Expresso:

"Após dois anos de subida, o número de nascimentos caiu no ano passado. Números do INE mostram que os bebés cujas mães têm entre 45 e 49 anos quase triplicaram em 20 anos e os de mães estrangeiras são hoje cerca de um quarto do total nacional."


Curiosamente, hoje no Exame Nacional de Geografia A, 1ª fase, saiu análise de um gráfico com evolução do número de nados vivos entre 2003 e 2023 e por nível de escolaridade das mães, em Portugal. O que explica o aumento de nados vivos de mães com 35 ou mais anos? A maior estabilidade profissional e a maior disponibilidade financeira das famílias - a resposta a uma das perguntas de escolha múltipla.
Outras razões:
- o aumento da escolarização obrigatória e investimento feminino na carreira profissional;
- os casamentos tardios;
- a maior participação feminina no mercado de trabalho;
- avanços na medicina reprodutiva, que tornam possível as gravidezes depois dos 35 anos;
- os aumentos dos divórcios.

domingo, 15 de junho de 2025

Memórias da Visita de estudo ao Parque Natural do Litoral Norte

Na manhã dos dias 3 e 5 de junho, os alunos do 7.º ano realizaram uma visita de estudo ao Parque Natural do Litoral Norte, no âmbito da disciplina de Geografia. A atividade centrou-se no percurso pedestre “Entre o Cávado e o Atlântico”, proporcionando aos estudantes uma experiência de contacto direto com os conteúdos lecionados em sala de aula.

O ponto alto do percurso foi a observação a partir do Miradouro da Restinga, que ofereceu uma perspetiva privilegiada sobre a dinâmica costeira da geomorfologia local, como a restinga, a planície de abrasão marinha, a arriba fóssil, a baía de Ofir e os afloramentos rochosos conhecidos como os Cavalos de Fão. Durante a caminhada, os alunos tiveram oportunidade de explorar o ecossistema estuarino e dunar.

Outro tema em destaque foi a erosão costeira, tendo-se abordado os efeitos dos fenómenos de transgressões e regressões marinhas, bem como os efeitos da ocupação antrópica ao longo da faixa litoral. Neste contexto, foram abordadas as diferentes obras de defesa costeira implementadas na região, como o enrocamento, os esporões e os geotubos.

A visita permitiu consolidar conhecimentos teóricos através da observação direta, promovendo a literacia ambiental e a consciência da importância da preservação dos espaços naturais. Também permitiu aplicar conhecimentos ao longo da gravação do percurso no Wikiloc.



Reportagem: "Será que Portugal e Espanha podem liderar a transição energética na Europa?"

  Foto por: Marta Ramos Aceder a: Depois da Crise Energética: Respostas Políticas na Península Ibérica