segunda-feira, 22 de maio de 2023

Sabias que a Expo98, que mudou a parte oriental de Lisboa, abriu faz hoje 25 anos?


Há 25 anos abria ao público a Exposição Mundial dedicada ao tema "O Futuro dos Oceanos" (Gala de inauguração da Expo98), construída para celebrar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

Foi visitada por quase 10 milhões de pessoas entre os dias 22 de maio e 30 de setembro.

Revitalizou uma área degradada da cidade à beira rio. Nos anos antes da Expo, o que havia ali eram indústrias, contentores, refinarias, matadouros, espaços abandonados e terra. Finda esta exposição, deu origem uma zona habitacional de elite, o Parque das Nações.

Entre a herança do que foi a Expo, a mais palpável é a obra arquitetónica, os edifícios. Ficaram vários pavilhões, tais como o Pavilhão de Portugal, o Pavilhão do Conhecimento, hoje Museu da Ciência, o Pavilhão do Futuro, hoje Casino Lisboa, o Teatro Camões e o Pavilhão da Utopia, agora Altice Arena, depois ter tido várias designações. A entrada principal da Expo foi transformada no Centro Comercial Vasco da Gama. O teleférico continua a ser o teleférico. 


 

terça-feira, 9 de maio de 2023

Porque é que hoje é o Dia da Europa?


O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da "Declaração Schuman", que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política entre os países europeus. 

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Notícias do estado de seca severa e extrema em 40% do território português

(...) O documento foi assinado na sexta-feira, depois de a tutela ter recebido os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a atestar “que, nos últimos dois meses, não houve chuva”, tendo sido registadas “três ondas de calor durante o mês de Abril” e verificadas “temperaturas médias e máximas bem acima do normal”. (...)

Esclarecimento de conceitos:
Seca: ausência de precipitação durante um período longo de tempo.
Onda de calor: período de tempo de, pelo menos 6 dias consecutivos, em que a temperatura máxima diária é superior a 5ºC ao valor médio das temperaturas máximas do período de referência.

sábado, 6 de maio de 2023

Memórias da visita de estudo aos Passadiços do Mondego

No passado dia 3 de maio os alunos do Curso Profissional de Técnico de Animação de Turismo do AEDAS percorreram 12 Km do vale do Mondego, no concelho da Guarda e inserido no Estrela Geopark, tendo como ponto de partida a barragem do Caldeirão e como ponto de chegada Videmonde. A albufeira, construída na ribeira do Caldeirão, foi inaugurada em 1993 e tem como objetivo o abastecimento de água e a produção de energia hidroelétrica.

Ao longo do percurso foi possível observar a adaptação do Mondego à geomorfologia dos terrenos. Este setor do Vale do Alto Mondego é caracterizado por um curso ondulado e encaixado, que ilustra bem os processos de erosão fluvial, sendo possível ver cascatas, marmitas de gigante e meandros. 

Também foi possível observar a ação humana ao longo deste vale, como as ruínas de vários moinhos e antigas fábricas de tecelagem. Os aglomerados populacionais possíveis de observar durante o caminho testemunham a relação entre a ocupação humana e a paisagem.

Ao longo percurso também se encontra a central hidroelétrica do Pateiro construída em finais do século XIX, a segunda a entrar em funcionamento em Portugal. Graças a isto, a Guarda foi a terceira cidade do país a estabelecer uma rede de iluminação elétrica pública fornecida por uma central hídrica.

Esta secção do vale do Mondego também apresenta forte evidência de exploração mineira, que teve a sua maior expressão nas décadas de 50 e 60. Tendo a sua exploração cessado, ficaram os vestígios de antigos dos filões previamente mineralizados, bem como as escombreiras que cobrem as encostas do vale.

Um dia cansativo mas muito rico em aprendizagens por terras do interior despovoado, que vê nestes passadiços uma oportunidade turística.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Sabias que...

"OMS decretou o fim da pandemia de covid-19 como emergência sanitária global"


Imagem: Denis Balibouse/Reuters


segunda-feira, 1 de maio de 2023

Reportagem do Jornal Público: “Uma solução pontual não faz sentido. O mar trabalha todos os dias e nunca se cansa”

Vale apena ler...

"Na Figueira da Foz, as areias acumulam-se a norte, criando a maior praia urbana da Europa, e desaparecem a sul, obrigando a reposição constante de sedimentos para manter as dunas (...)"


Fotografia: Tiago Bernardo Lopes

Novidades

 Na barra lateral, encontras novas ferramentas:

  • uma lista de links úteis para um fácil acesso a sites interessantes e  vantajosos para a aprendizagem da Geografia.
  • duas imagens sobre as quais podes clicar para aceder a duas páginas da internet muito utilizadas nas aulas de Geografia.
  • clica no vídeo "Portugal visto do céu" para viajares por bonitas paisagens, obtidas por drone em 2022, em alguns lugares em Portugal.
 No topo, encontras uma nova ferramenta:
  • "cria o teu mapa" para as aulas, para os trabalhos, para treinar localização de lugares...

Usa e abusa!

Reportagem: "Será que Portugal e Espanha podem liderar a transição energética na Europa?"

  Foto por: Marta Ramos Aceder a: Depois da Crise Energética: Respostas Políticas na Península Ibérica