quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Sabias que 7% da população em Portugal é estrangeira?

 

No final de 2022, viviam em Portugal quase 240 mil brasileiros, seguido dos cidadãos do Reino Unido (mais de 45 mil) e de Cabo Verde (mais de 36 mil). Deu-se ainda um "forte crescimento" ocorrido em algumas comunidades estrangeiras, caso dos nacionais do Nepal.

Os censos de 2021 apuraram que 1.608.094 portugueses que viveram no estrangeiro regressaram a Portugal, sendo os países de proveniência mais representativos França (23,2%), Angola (14%), Suíça (8,1%), Brasil (7,2%), Moçambique (6,5%) e Alemanha (6,3%).

Sabias que 1/4 da população portuguesa é idosa?

 

A evolução do número de idosos e de jovens ao longo dos últimos anos determinou um aumento do índice de envelhecimento (relação, expressa em percentagem, entre o número de idosos e o número de jovens). O índice de envelhecimento em 2022 foi, de acordo com o INE, de 183,5% (ou seja, 183,5 idosos por cada 100 jovens) contra 27,5% em 1961. A população portuguesa vai desaparecer?

Sabias que a população europeia está envelhecida?

            

Fonte: Reuters

Durante a última década, a esperança de vida na UE aumentou a um ritmo relativamente consistente até 2019, ano em que a esperança de vida à nascença era de 81,3 anos. Desde então, 2020 e 2021 registaram decréscimos na esperança de vida. Em 2021, a esperança de vida global à nascença na UE era de 80,1 anos. A esperança de vida das mulheres na UE era de 82,9 anos, mais 5,7 anos do que a dos homens, que tinham, em média, 77,2 anos. 
Fonte: eurostat

Segundo os dados dos Censos de 2021 a percentagem de população idosa (65 e mais anos) representava 23,4%, enquanto a de jovens até aos 14 anos era de apenas 12,9%. O índice de envelhecimento - idosos por 100 jovens - passou dos 128 em 2011 para os 182 em 2021, o que reflete o acentuado envelhecimento demográfico da população portuguesa, em resultado da baixa natalidade e aumento da esperança média de vida. A esperança média de vida (número de anos que, em média, um indivíduo à nascença tem probabilidade de viver) dos portugueses era de 81 anos (83,5 anos no sexo feminino e 81 anos no sexo masculino).

quarta-feira, 21 de junho de 2023

Sabias que hoje é o solstício do verão?


Hoje dia 21 de junho tem lugar o solstício do verão que marca o início astronómico do verão no hemisfério norte. A nova estação teve início às 14h58 (hora de Portugal continental e Madeira e às 14:57 nos Açores)O verão prolongar-se-á por 94 dias até ao próximo equinócio - o de outono - a 23 de setembro de 2023.


Porque é que isto acontece?
A Terra e o Sol vão estar numa posição na qual os raios solares irão incidir perpendicularmente no Trópico de Câncer, o que deixa a energia mais concentrada, e com o Pólo Norte inclinado cerca de 23º na direção do Sol em relação ao círculo de iluminação. Assim, os dias ficarão mais longos (mais incidência de luz solar), o que se traduz na probabilidade de temperaturas mais elevadas.

terça-feira, 6 de junho de 2023

segunda-feira, 5 de junho de 2023

Sabias que hoje é o Dia Mundial do Ambiente?

Dia Mundial do Meio Ambiente é o dia mais conhecido no âmbito da ação ambiental e é celebrado desde 1974, no dia 5 de junho, e envolve governos, empresas e cidadãos na concentração de esforços no que diz respeito à problemática da questão ambiental. 
Foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano. Este ano, para comemorar o 50º ano, organizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente, a organização selecionou o tema "soluções para a poluição plástica". Ouve a mensagem do Secretário-Geral das Nações Unidas:





segunda-feira, 22 de maio de 2023

Sabias que a Expo98, que mudou a parte oriental de Lisboa, abriu faz hoje 25 anos?


Há 25 anos abria ao público a Exposição Mundial dedicada ao tema "O Futuro dos Oceanos" (Gala de inauguração da Expo98), construída para celebrar os 500 anos dos Descobrimentos Portugueses.

Foi visitada por quase 10 milhões de pessoas entre os dias 22 de maio e 30 de setembro.

Revitalizou uma área degradada da cidade à beira rio. Nos anos antes da Expo, o que havia ali eram indústrias, contentores, refinarias, matadouros, espaços abandonados e terra. Finda esta exposição, deu origem uma zona habitacional de elite, o Parque das Nações.

Entre a herança do que foi a Expo, a mais palpável é a obra arquitetónica, os edifícios. Ficaram vários pavilhões, tais como o Pavilhão de Portugal, o Pavilhão do Conhecimento, hoje Museu da Ciência, o Pavilhão do Futuro, hoje Casino Lisboa, o Teatro Camões e o Pavilhão da Utopia, agora Altice Arena, depois ter tido várias designações. A entrada principal da Expo foi transformada no Centro Comercial Vasco da Gama. O teleférico continua a ser o teleférico. 


 

terça-feira, 9 de maio de 2023

Porque é que hoje é o Dia da Europa?


O Dia da Europa é comemorado anualmente a 9 de maio, para festejar a paz e a unidade do continente europeu. A data assinala o aniversário da "Declaração Schuman", que expôs a visão de Robert Schuman de uma nova forma de cooperação política entre os países europeus. 

segunda-feira, 8 de maio de 2023

Notícias do estado de seca severa e extrema em 40% do território português

(...) O documento foi assinado na sexta-feira, depois de a tutela ter recebido os dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a atestar “que, nos últimos dois meses, não houve chuva”, tendo sido registadas “três ondas de calor durante o mês de Abril” e verificadas “temperaturas médias e máximas bem acima do normal”. (...)

Esclarecimento de conceitos:
Seca: ausência de precipitação durante um período longo de tempo.
Onda de calor: período de tempo de, pelo menos 6 dias consecutivos, em que a temperatura máxima diária é superior a 5ºC ao valor médio das temperaturas máximas do período de referência.

sábado, 6 de maio de 2023

Memórias da visita de estudo aos Passadiços do Mondego

No passado dia 3 de maio os alunos do Curso Profissional de Técnico de Animação de Turismo do AEDAS percorreram 12 Km do vale do Mondego, no concelho da Guarda e inserido no Estrela Geopark, tendo como ponto de partida a barragem do Caldeirão e como ponto de chegada Videmonde. A albufeira, construída na ribeira do Caldeirão, foi inaugurada em 1993 e tem como objetivo o abastecimento de água e a produção de energia hidroelétrica.

Ao longo do percurso foi possível observar a adaptação do Mondego à geomorfologia dos terrenos. Este setor do Vale do Alto Mondego é caracterizado por um curso ondulado e encaixado, que ilustra bem os processos de erosão fluvial, sendo possível ver cascatas, marmitas de gigante e meandros. 

Também foi possível observar a ação humana ao longo deste vale, como as ruínas de vários moinhos e antigas fábricas de tecelagem. Os aglomerados populacionais possíveis de observar durante o caminho testemunham a relação entre a ocupação humana e a paisagem.

Ao longo percurso também se encontra a central hidroelétrica do Pateiro construída em finais do século XIX, a segunda a entrar em funcionamento em Portugal. Graças a isto, a Guarda foi a terceira cidade do país a estabelecer uma rede de iluminação elétrica pública fornecida por uma central hídrica.

Esta secção do vale do Mondego também apresenta forte evidência de exploração mineira, que teve a sua maior expressão nas décadas de 50 e 60. Tendo a sua exploração cessado, ficaram os vestígios de antigos dos filões previamente mineralizados, bem como as escombreiras que cobrem as encostas do vale.

Um dia cansativo mas muito rico em aprendizagens por terras do interior despovoado, que vê nestes passadiços uma oportunidade turística.

sexta-feira, 5 de maio de 2023

Sabias que...

"OMS decretou o fim da pandemia de covid-19 como emergência sanitária global"


Imagem: Denis Balibouse/Reuters


segunda-feira, 1 de maio de 2023

Reportagem do Jornal Público: “Uma solução pontual não faz sentido. O mar trabalha todos os dias e nunca se cansa”

Vale apena ler...

"Na Figueira da Foz, as areias acumulam-se a norte, criando a maior praia urbana da Europa, e desaparecem a sul, obrigando a reposição constante de sedimentos para manter as dunas (...)"


Fotografia: Tiago Bernardo Lopes

Novidades

 Na barra lateral, encontras novas ferramentas:

  • uma lista de links úteis para um fácil acesso a sites interessantes e  vantajosos para a aprendizagem da Geografia.
  • duas imagens sobre as quais podes clicar para aceder a duas páginas da internet muito utilizadas nas aulas de Geografia.
  • clica no vídeo "Portugal visto do céu" para viajares por bonitas paisagens, obtidas por drone em 2022, em alguns lugares em Portugal.
 No topo, encontras uma nova ferramenta:
  • "cria o teu mapa" para as aulas, para os trabalhos, para treinar localização de lugares...

Usa e abusa!

domingo, 30 de abril de 2023

Notícia: “Corrida ao ouro”: a procura dos tão desejados metais para carros elétricos deixa um rasto de miséria"

               


"A Guiné, uma nação da África Ocidental com mais de 13 milhões de habitantes, tem as maiores reservas mundiais de bauxite – uma rocha avermelhada que é a principal fonte de alumínio. Esse metal leve, por sua vez, é essencial para veículos eléctricos, pois permite que percorram distâncias maiores sem recarregar do que se fossem feitos de aço. E ao longo da década actual, quando os especialistas esperam que as vendas globais de veículos eléctricos aumentem quase nove vezes, a procura por alumínio subirá quase 40%, para 119 milhões de toneladas anuais, segundo analistas do sector.(...)"




Cartoon Alargamento da NATO à Finlândia (por Vasco Gargalo)

Fonte: https://cartoonmovement.com/cartoon/enlargement-0

 

terça-feira, 25 de abril de 2023

terça-feira, 18 de abril de 2023

Gostas de música? És sensível à situação dos refugiados?

Com a inflação, aumento do preço dos combustíveis, os escândalos governativos, os refugiados vão ficando mais esquecidos nas notícias.

Fotografia do fotojornalista Nuno André Ferreira (refugiados no comboio 431109 a escapar da guerra da Ucrânia através da Hungria)

Mas há sempre músicas que perduram no tempo e que nos relembram difíceis situações vividas por muitos.

A canção "Mercy" de Madame Monsieur conta a história de uma criança chamada Mercy, que nasce no meio de uma guerra e de uma viagem perigosa. Através desta canção Madame Monsieur passa-se a mensagem de que, apesar das experiências difíceis, há esperança e alegria que podem ser encontradas na difícil viagem.

Sabes que viagem podes fazer na Geografia do Ensino Secundário?

Entramos no 3º período e com ele aproxima-se a altura em que muitos alunos irão fazer escolhas que irão condicionar o seu futuro. Eis um pequeno vídeo motivacional da disciplina de Geografia A apresentado no Dia do Agrupamento.


     

 

Por que é mais rápido viajar para este do que para oeste?

Na altura da Páscoa muita gente aproveitou para viajar e fê-lo de avião. Quando se olha para o tempo de duração dos voos, apercebemo-nos que não é o mesmo, apesar da distância ser a mesma. Ouçam com atenção a explicação:

segunda-feira, 17 de abril de 2023

Agueiro: o que é e o que fazer?

Nos últimos dias, com o aumento das temperaturas, têm sido várias as notícias na comunicação social sobre os perigos do "mar de inverno" e dos agueiros. Saiba o que é e o que fazer:




terça-feira, 28 de março de 2023

Apresentação

Olá a todos! 

Esta página destina-se especialmente aos meus alunos. Uma forma de partilha de interesses e conhecimentos geográficos...

Aceitam o bilhete para viajar?



Reportagem: "Será que Portugal e Espanha podem liderar a transição energética na Europa?"

  Foto por: Marta Ramos Aceder a: Depois da Crise Energética: Respostas Políticas na Península Ibérica